Defeitos

TCA

É a abreviatura mais comum da palavra “tricloroanisole”, palavra que assinala um composto de aroma desagradável que mistura bolor, cartão molhado e poeira. A causa mais comum para a sua presença está nas rolhas de cortiça natural contaminada. O TCA pode atacar qualquer tipo de rolha de cortiça, incluindo as mais caras, e é considerado como o defeito mais comum presente em garrafas de vinho.

Dióxido de enxofre

O enxofre é um dos anti-sépticos mais antigos, utilizado em todos os vinhos desde os tempos da pré-história vínica. Protege o vinho do oxigénio e o seu uso é essencial em todos os tipos de vinho. Quando presente em doses elevadas, porém, pode ser identificado como a baforada acre de um fósforo acabado de apagar. Os aromas podem ser dissipados com a decantação e um arejamento forte.

Oxidação

Oxidação é um termo genérico e difícil de caracterizar que descreve os defeitos do vinho resultantes da absorção de um excesso de oxigénio. A oxidação é um defeito típico nos vinhos mais leves e delicados, fazendo com que ganhem um sabor insípido e cansado nos vinhos brancos, azedo ou doce nos vinhos tintos.

Brettanomyces

Contaminação que gera aromas de pelo de rato, aroma de estábulo ou sela de cavalo. O defeito, que em porções mínimas pode chegar a ser considerada como uma virtude, deve-se a uma contaminação bacteriológica que se aloja na adega, sobretudo em madeira velha, e que já demonstrou ser de difícil remoção.

Sulfito de hidrogénio

Muitas vezes identificado simplesmente como sulfídrico, produz aromas desagradáveis a ovos podres e/ou borracha queimada. Se não for tratado a tempo na adega com o passar do tempo o sulfídrico poderá transformar-se em mercaptanos, passando a exibir aromas repugnantes de esgoto, cebola e alhos.

Acético

O vinho já ultrapassou há muito a fase de oxidação e passou a exibir aromas de vinagre.
X
BEIRA DOURO - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO DOURO
Avenida das Acácias
5100-070 Lamego
Telefone: 254 611223 Fax: 254 611225 web: www.beiradouro.pt
Info: info@dourowinetourism.com