Visão

Apesar de preconceituosas e potencialmente enganadoras as informações transmitidas pelo sentido da visão são absolutamente essenciais para a avaliação de qualquer vinho. Apesar de a cor revelar pouco sobre a qualidade e personalidade do vinho, o nosso cérebro agradece essa informação para processar a informação que é transmitida pelos sentidos do olfacto e do paladar.

Para tal o vinho deverá apresentar-se límpido e brilhante, independentemente da cor e tonalidade. Os vinhos enevoados e/ou nebulosos devem ser evitados salvo em situações extremas de velhice ou em caso de agitação dos sedimentos, aquilo a que vulgarmente chamamos de depósito.

Apesar de possíveis os sedimentos são menos vulgares nos vinhos brancos. Por ser amargo e por transmitir sensações desagradáveis, para além de se revelar esteticamente pouco agradável, o depósito deverá manter-se na garrafa em vez de ser despejado para o copo. Recomenda-se pois que os vinhos com depósito sejam previamente decantados, isto é, que sejam cuidadosamente vertidos da garrafa original para um decanter ou uma jarra transparente permitindo dessa forma a separação entre o vinho e os sedimentos.

Embora as nuances de cor dos vinhos brancos seja menos significativa que a variação de tonalidades nos vinhos tintos a verdade é que podem variar entre o incolor absoluto mais próprio dos vinhos de clima mais frio e o amarelo carregado mais típico dos vinhos de clima quente, dos vinhos doces ou dos vinhos brancos que contam já com alguma idade. Ao invés dos vinhos tintos os vinhos brancos tornam-se mais escuros com o passar do tempo e ganho de idade.

A cor dos vinhos tintos oferece mais indicações sobre o estilo do vinho e proveniência. Os vinhos tintos perdem gradualmente a cor, muitas vezes na forma de depósito, o que significa que se tornam mais pálidos com a idade, evoluindo desde o preto fechado e concentrado até ao vermelho rubi, a cor de tijolo e finalmente o ambarino acastanhado. As famosas lágrimas são por vezes tomadas como um sintoma de qualidade quando na prática representam unicamente um vinho mais alcoólico e/ou com maior teor de açúcar, podendo ainda depender do tipo de detergente utilizado na limpeza do copo.

X
BEIRA DOURO - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO DOURO
Avenida das Acácias
5100-070 Lamego
Telefone: 254 611223 Fax: 254 611225 web: www.beiradouro.pt
Info: info@dourowinetourism.com